Posso usar água no radiador do meu carro?
A refrigeração é um dos aspectos mais importantes do sistema de combustão, pois é responsável por manter o motor na temperatura ideal. Este sistema de arrefecimento é composto principalmente pelo radiador, que precisa de um refrigerante para evitar congelamento e superaquecimento. Mas e se tivermos problemas com a temperatura e não tivermos líquido de arrefecimento disponível?
Sua solução mais rápida pode ser colocar água, mas está correto? Neste artigo, informaremos tudo o que você deve considerar caso tenha problemas com a temperatura do motor. Mas primeiro, vamos falar um pouco sobre o básico.
O que é o líquido de arrefecimento?
Um motor de carro inevitavelmente aquece devido ao calor produzido pela combustão e detonação. O sistema de refrigeração ajuda a extrair todo este calor graças ao ar, ao radiador e ao líquido de arrefecimento.
Quando estamos em trânsito, o ar entra pela grade até o radiador, que, com a ajuda do líquido de arrefecimento, é responsável por dissipar o calor para evitar o atrito das partes metálicas do motor.
Assim, o líquido de arrefecimento é um lubrificante que é responsável por absorver o excesso de calor no motor para manter sua temperatura ideal, que fica em torno de 90°C. Para isso, o líquido conta com uma série de aditivos que são responsáveis por cumprir essa missão por aproximadamente dois anos ou 40.000 km, quando deve ser substituído.
O líquido é caracterizado por uma cor específica (azul, verde ou vermelho), fator que não influencia nas propriedades ou no desempenho. A cor permite identificar o líquido em caso de vazamento, algo que não poderíamos fazer se usássemos água.
Mas esta não é a única desvantagem de substituir o líquido de arrefecimento por água. Em seguida vamos dizer-lhe por que você não deve fazê-lo.
Água ou líquido de arrefecimento?
Enquanto no passado todos os carros eram refrigerados a água, a tecnologia dos motores evoluiu a ponto de precisar de mais do que apenas água para dissipar o calor de forma eficaz.
É verdade que a água tem a capacidade de dissipar calor, mas usar esse água em vez de líquido de arrefecimento tem várias limitações. A primeira tem a ver com o ponto de ebulição que, no caso da água, é 100°C e seu ponto de congelamento é 0°C.
Ou seja, se a água evaporar, ela vira vapor, cuja pressão pode aumentar, produzindo um rastro de gás e, com ele, o desprendimento de metais. Por outro lado, se o tempo estiver muito frio, a água congelará (isso acontece apenas em países frios), o que também pode causar problemas.
Além dos problemas relacionados à ebulição e ao congelamento, a água também causa ferrugem e corrosão, fator que também é prejudicial ao motor.
Agora, se a água for misturada com o líquido de arrefecimento, o que acontecerá é que este perderá suas propriedades.
Resumindo, você deve sempre usar líquido de arrefecimento para garantir a temperatura correta do motor do seu carro. Se por algum motivo for impossível obter o líquido, é recomendável usar água destilada.
De qualquer forma, se você acha que tem problemas com a temperatura do motor, podemos ajudá-lo a resolver esse problema com a ajuda de nossos especialistas. É só entrar em contato ou aparecer!