O que são os bicos injetores e com qual frequência limpar?
Desde que os carros abandonaram os carburadores, todo veículo de combustão interna, seja a diesel, álcool ou a gasolina, tem bicos injetores. Mas você já prestou atenção nesses elementos importantes do veículo?
Neste artigo, explicaremos o que são e alguns sintomas que você pode identificar para determinar se estão sujos ou danificados. Os bicos injetores de um carro são mais importantes do que você pensa. Portanto leia com atenção e saiba como melhor cuidar do seu carro.
O que são os bicos injetores?
O sistema de injeção de um veículo é composto principalmente por dois componentes: uma parte elétrica, que determina a quantidade de combustível a ser injetada e quando deve ser injetada; e os injetores, que são válvulas que executam as indicações dadas pelo computador do carro (ECU).
Estes estão em constante operação enquanto o motor de um carro está funcionando, pois são responsáveis por introduzir a quantidade exata de combustível na câmara de combustão.
Isso significa que os injetores acumulam inúmeros ciclos de operação, milhares de litros de combustível, além de sofrerem mudanças bruscas de temperatura. O combustível que passa por eles acaba criando depósitos que alteram o formato do spray de combustível e com isso pode ocorrer um entupimento.
Como detectar problemas nos bicos injetores
A melhor maneira de detectar problemas no carro por conta própria é ouvindo e sentindo. Embora em alguns veículos o indicador "Check Engine" no painel de instrumentos possa acender, isso nem sempre acontece, por isso é melhor identificar qualquer problema com os injetores por conta própria. O que acontece com o carro quando há problemas com os bicos?
- Dificuldade na ignição;
- Ralenti instável;
- Perda de potência;
- Solavancos ao acelerar;
- Fumaça acinzentada;
- Aumento no consumo de combustível;
- Odores estranhos.
Como evitar problema nos bicos injetores
Os injetores são itens de desgaste natural, mas existem maneiras de evitar falhas prematuras. O conselho mais importante é ter um intervalo correto para a troca dos filtros de combustível, sendo recomendável fazê-lo a cada duas trocas de óleo.
Limpeza dos bicos injetores: de quanto em quanto tempo fazer?
Embora em alguns casos possam ter uma vida útil de milhares de quilômetros, recomenda-se limpá-los a cada 30 mil quilômetros.
Agora, se os indicadores que seu carro apresenta não estiverem totalmente claros ou você tiver dúvidas, o melhor é levá-lo a um especialista. Através de um scanner pode-se verificar se os injetores estão pulverizando a quantidade correta de combustível.
Caso ainda tenha dúvidas, não pense duas vezes para em entrar em contato conosco e falar com um de nossos especialistas.