Diferenças entre pneus AT, HT e MT. Você sabe qual o mais adequado para você?
Se você não faz ideia do que são as siglas HT, AT e MT quando o assunto é pneu de carro, continue lendo, isso ajudará você a escolher o pneu mais adequado para seu estilod e uso.
Pneus HT (Highway Terrain)
Os pneus para carros que rodam em área urbana, ou "na cidade" como costuma-se dizer são os HT, sigla da expressão em inglês "Highway Terrain" - terreno de rodovia - em tradução livre. São projetados para terrenos asfálticos sem apresentar desgaste considerável. Estes tipos de pneus têm a capacidade de aderir a terrenos secos e molhados. Graças aos sulcos (desenho da banda de rodagem) a água é evacuada rapidamente, o que reduz a possibilidade de derrapagens.
O desenho desse tipo de pneu permite atingir uma boa velocidade, além de ter uma ótima frenagem em retas e curvas. Oferecem tração silenciosa e, em muitos casos, diminuem o consumo de combustível, devido à sua baixa resistência ao rolamento.
Pneus MT (Mud Terrain)
Terreno Lamacento - essa é a tradução de Mud Terrain. Este tipo de pneu é fácil de identificar, pois caracteriza-se pelo seu design robusto, com sulcos profundos e paredes laterais reforçadas. As bandas de rodagem agressivas. Tudo isso permite uma condução adequada em terrenos irregulares e lamacentos. Com este tipo de pneu você pode atravessar pântanos, rios e outros terrenos não pavimentados sem sofrer danos graves ao composto de borracha do pneu, que, entre outras coisas, é muito mais duro do que o HT e o AT. São indicados para pick-ups e também para carros utilizados no interior pois, além de aguentarem bem o tranco, aumentam um pouco um consumo de combustível por serem mais pesados.
Esses pneus são feitos para andar em baixas velocidades, pois são muito mais ruidosos que os outros. A utilização desse tipo de pneu no asfalto faz com que seu desgaste seja mais acelerado (além de cosumir mais combustível) - mas não é um impeditivo. A melhor maneira de cuidar desse tipo de pneu, além das manutenções periódicas, é mantê-lo longe do calor e do asfalto.
Pneus AT (All Terrain)
Se você gosta de sair nos finais de semana para lugares fora da cidade onde as estradas não são asfaltadas, este é o tipo de pneu para o seu carro, já que os AT ou All Terrain (quer dizer: Todos os terrenos) se caracterizam por terem uma banda de rodagem mais largas e robustas. Isso permite que a sua aderência ao solo seja maior, tendo em conta que não só seria utilizado em asfalto, mas também em terra, pedras e tudo o mais que se encontra em vias não pavimentadas.
Vale ressaltar que esse tipo de pneu costuma ser mais barulhento no asfalto do que o HT, tornando a viagem um pouco desconfortável, mesmo assim, quem quer dar um toque aventureiro ao seu veículo pode optar por esse tipo de pneu.
Este pneu proporciona maior força de tração evitando derrapagens. Devido à sua densidade nos materiais utilizados, este pneu foi concebido 60% para asfalto e 40% para qualquer terreno.
A principal diferença entre os pneus HT, AT e MT é a distância entre os blocos da banda de rodagem, que mantêm esse espaço para evitar o acúmulo de resíduos de solo, que, se não retirados, prejudicariam a capacidade de escavação do pneu, tornando-o totalmente liso.