Dicas para usar o ar-condicionado de cabine da melhor maneira
O verão está aí! Preparamos dicas para que você use o ar-condicionado de maneira mais eficiente e possa esfriar a cabine mais rápido.
O verão brasileiro costuma ser muito quente. Dependendo da região as temperaturas passam facilmente dos 30ºC, o que torna o uso do ar-condicionado mais frequente e desejado.
Entretanto, algumas pessoas, mesmo com o ar-condicionado ligado, reclamam que a cabine ainda está calor. Provavelmente estão fazendo alguma coisa errada. Então, para garantir um bom funcionamento e ainda uma maior durabilidade do sistema, leia nossas dicas abaixo e refresque-se!
Uma informação importante para que você preste mais ainda atenção no sistema de ar-condicionado é pensar que o mesmo não é apens um equipamento que vai livrar você do calor, mas também um equipamento que promove sua segurança. Durante as abundantes chuvas de verão, o calor represado no interior do veículo faz com que os vidros fiquem bastante embaçados, o que reduz a visibilidade do condutor. Um sistema de ar-condicionado em perfeito estado de funcionamento evita que esse efeito ocorra.
Lembre-se de que é necessário de que o carro esteja ligado para que o ar-condicionado funcione melhor pois a maioria desses equipamentos funciona com o compressor mecânico, ou seja, o carro funcionando faz com que o ar tenha maior capacidade de resfriamento.
É para usar até no inverno
Nós começamos falando do verão nesta matéria, justamente por ser neste período é que recorremos ao uso do ar-condicionado. Entretanto, é importante ter em mente que um sistema que está sempre em funcionamento, mantém sua lubrificação e também com que o gás circule com mais facilidade, pelo uso. Um sistema de ar-condicionado que é usado sempre, tem capacidade de resfriar a cabine mais rápido em dias de verão. Lembre-se disso! O ideal é que o ar-condicionado seja ligado pelo menos 1 vez por semana.
Ademais, Nos períodos de temperatura baixa, o sistema serve para desembaçar os vidros, aquecer a cabine e tornar a viagem de carro mais agradável. Em dias frios basta ajustar a temperatura para cerca de 24°C (nos aparelhos digitais), ou girar o seletor de temperatura para a parte vermelha da escala (nos analógicos, sem numeral).
Uma dica importante é que, em ambos os casos, isso deve ser feito depois de o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento. Isso ocorre menos de cinco minutos após o veículo entrar em movimento.
Atenção ao filtro
Muita gente não sabe, mas o ar-condicionado do carro tem um filtro sim! É o filtro de cabine. É um item muito importante, pois este garante o bom funcionamento do ar. Um filtro sujo tem seus "poros" entupidos, dificultando a circulação do ar. Este filtro deve ser trocado conforme a indicação do fabricante, geralmente apontada no manual de instruções. O filtro em dia também evita odores desagradáveis e tem também maior capacidade de reter poluentes.
Outras dicas
Primeiro abra bem as portas e os vidros do carro. Espere alguns segundos. Feche as portas, ligue o carro e saia, com os vidros ainda abertos. Com isso, todo o calor vai sair. Ligue o ar-condicionado. Pode ser no máximo, não tem problema.
Direcione as saídas de ar para cima, assim o ar frio irá cair e resfriar uma área maior.
Para garantir que o interior se mantenha ou em uma temperatura adequada não basta deixar na temperatura mais fria e a velocidade no máximo. A função recirculação mantém as saídas de ar fechadas. Essa função serve também para evitar poeira ou fumaça no ambiente externo.
Mas não é aconselhável usar a recirculação por muito tempo. Alé de reduzir a durabilidade do filtro de cabine, ela não faz a troca do ar, que fica "viciado", podendo aumentar o risco de transmissão de doenças, principalmente em tempos de Coronavírus. Esse ar que não é trocado também fica rico em dióxido de carbono, produzido pela queima do oxigênio. Isso pode gerar sonolência no motorista.
Na estrada se você não estiver com calor e estiver andando abaixo de 60km/h não é necessário ligar o ar. Entretanto, após os 70km/h os vidros abertos produzem arrasto aerodinâmico grande, ou seja, o ar que entra deixa o carro mais "pesado", causando aumento de combustível. Nesse caso o ideal é fechar os vidros e ligar o ar.
Traga seu carro para uma revisão preventiva. Conheça o Auto Center São Cristóvão! Atendemos em 3 lojas. Veja qual é a unidade mais próxima de você!