Como detectar problemas no escapamento do carro?
Você sabe como detectar problemas no escapamento do seu veículo? Este importante sistema de exaustão é item obrigatório por lei e precisa estar sempre em perfeito funcionamento.
Fique atento aos sinais que o escapamento emite para trocá-lo na hora certa. Assim, você evita multas e não coloca em risco a saúde dos passageiros e do meio ambiente.
A seguir, listamos 5 problemas comuns em escapamentos. Eles indicam se é hora de trocar o sistema ou seus elementos.
1 - Aumento de ruído no veículo
Se o veículo apresentar um barulho mais alto do que o de costume, pode ser sinal de problema no sistema de escapamento. Assim, a primeira coisa que deve fazer ao notar um som diferente é tentar detectar de qual ruído se trata.
Em qualquer um dos casos, procure uma oficina imediatamente.
2 - Odor no interior do veículo
O escapamento é um sistema para filtrar os gases nocivos ao meio ambiente e impedir que cheguem ao interior do veículo. Se sentir odores diferentes, como ácidos ou doces, pode ser sinal de falha no sistema e vazamento para a cabine. O ideal é que se faça uma inspeção geral para evitar a intoxicação do motorista e passageiros.
Procure um auto center imediatamente, para que não haja maiores problemas com a sua saúde.
3 - Ferrugens ou rachaduras no sistema
Sinais óbvios de problemas também podem ser observados no sistema de escapamento. Ferrugem e rachaduras podem indicar vazamentos indetectáveis quando o veículo não está funcionando. Portanto, leve seu veículo a uma oficina, pois um especialista poderá analisar com mais rigor e determinar a correta reparação.
4 - Sentiu trepidação?
Se ao dirigir você sente uma trepidação, pode ser sinal de que os componentes não estão muito bem presos na carroceria. Ou seja, há riscos altos de desprendimento do escapamento, sendo recomendado procurar uma oficina para verificar. A solução geralmente está associada à troca de algumas peças. Só não deixe este estado de trepidação por muito tempo! Pois poderá danificar as outras peças e você ter que trocar todo o sistema, gerando mais custos para a reparação.
5 - Assoalho do carro aquecido
Quando uma peça do sistema é danificada, ela pode mudar o posicionamento do escapamento, fazendo com que ele fique mais próximo ao assoalho. Se isso acontecer, será possível sentir um superaquecimento na carroceria do carro. Uma troca de peça é necessária, além do alinhamento do novo componente.
Identificou um problema? Fale com um especialista!
Com tradição e experiência de mercado desde 1983, somos especialistas em serviços de veículos automotivos. Com os valores de segurança e satisfação enraizados em nosso atendimento, estamos entre as melhores empresas do segmento em nossa região.
Ainda tem dúvidas sobre o escapamento do seu carro? Fale conosco! Oferecemos serviços automotivos com segurança e qualidade. Estamos em 3 localidades: Casimiro de Abreu, Silva Jardim e Araruama