Bomba de Combustível
Para que serve e como é a manutenção
A função de uma bomba de combustível é deslocar o combustível que está no tanque para o sistema de alimentação do motor, suprindo, assim, todas as suas condições de trabalho, como carga, rotação e temperatura.
Existem dois tipos de bombas: a mecânica, presente nos carros carburados e é movida por um eixo; e a elétrica, que equipa os veículos com injeção eletrônica e é acionada por um motor elétrico.
Entre os modelos de bombas elétricas estão as do tipo interna e externa ao tanque. A primeira fica submersa e aspira o combustível do fundo, impulsionando-o através de um tubo de abastecimento aos bicos injetores. A segunda, do tipo externa, esta fixada no chassi do veículo, próxima ao tanque ou ao motor, e obtém o combustível por um tubo coletor.
Como funciona
Alimentada pela tensão de bateria 12V, a bomba puxa o combustível do tanque, que passa pelo seu pré-filtro e é empurrado ao motor através da linha de pressão de combustível. Nela temos outro filtro, que impede que as impurezas que passaram pela bomba seja direcionada aos injetores e ao motor.
Manutenção preventiva
A recomendação é que as substituições dos filtros sejam feitas a cada 15.000 km. Mas este prazo pode variar conforme o local onde o veículo transita. Por isso, a limpeza periódica do pré-filtro e a troca, conforme especificação do fabricante, do filtro de combustível são fundamentais para garantir uma maior vida útil e um bom funcionamento da bomba.