Bomba de Água Automotiva
Responsável por resfriar o automóvel
A bomba de água automotiva é um componente que atua no sistema de arrefecimento de motores à combustão interna. Esse sistema resfria o motor do carro e evita o superaquecimento.
Para isso, utiliza água, bem como o aditivo de radiador que torna esse precioso líquido ainda mais adequado para exercer sua função, que é a de retirar o calor interno do motor.
Sem a água, o motor teria a sua refrigeração comprometida, ou sequer permitiria que ela existisse.
Mas, atenção! A água não é uma peça e sim um componente, de extrema importância para sistema de arrefecimento. Quando o aditivo é acrescentado à água é formada uma mistura chamada de líquido de arrefecimento.
Mas e a Bomba de Água?
Ela tem como principal objetivo gerar fluxo e fazer circular o líquido de arrefecimento pelo motor, bloco e cabeçote. É a bomba de água quem também permite que o radiador seja atingido, quando ocorre a troca de calor com o ar externo.
É o próprio motor quem aciona a bomba de água, por meio de uma correia.
Aprofundando um pouco mais...
Qualquer veículo possui um motor que, inevitavelmente, gera uma quantidade elevada de calor, que precisa ser expulso sob o risco de gerar superaquecimentos. São os componentes da bomba de água que auxiliam e trabalham para que o sistema de arrefecimento mantenha estável a temperatura do motor.
Conheça cada um desses componentes:
Cubo
Também conhecido por flange, esse componente fica prensado no eixo do rolamento. Nesse local, será parafusada a polia (“V”, multi “V”, lisa). Elas fazem a transmissão de movimento através da correia, que também fica acoplada ao motor. Em algumas situações a polia vem acoplada à bomba.
Rolamento
Transmite o movimento do cubo para o rotor. É quem permite a circulação do líquido. Geralmente, são apresentados como modelo esfera/esfera e esfera/rolete.
Carcaça
É a peça de suporte dos componentes da bomba, principalmente do rolamento e selo mecânico, que funcionam acoplados. É a carcaça que também permite a fixação da bomba no bloco do motor. Tem composição, na maioria das vezes, de alumínio ou ferro fundido.
Selo Mecânico
Tem como objetivo principal a vedação da bomba. Alguns fabricantes utilizam modernos sistemas de vedação, que consistem no atrito entre o grafite e a cerâmica. Especialistas discutem que essa composição aumenta a vida útil da bomba.
Rotor
É responsável por fazer a circulação do liquido, distribuindo-a para todo o motor.