Bobina Automotiva
Também conhecida por "Bobina de Ignição" - saiba um pouco mais
A bobina de ignição (ou bobina automotiva) é uma peça que têm a função de transformar a tensão vinda do sistema de alimentação do veículo – varia entre 12 e 14V – em alta tensão – pode chegar a 45.000V. Essa nova tensão é transmitida até as velas por cabos de ignição e depois convertida na faísca que dará início a combustão.
Em motores que funcionam com carburador, o sistema funciona de uma maneira diferente. A carga produzida pela bobina é transmitida até o distribuidor que irá redistribuir a carga pelos cabos de cada vela. Nos veículos mais novos, a bobina já não é mais cilíndrica e quase sempre é laranja. As peças atuais possuem diversos tamanhos e formatos para se adequarem perfeitamente às necessidades do carro.
As bobinas de ignição funcionam a partir do princípio de indução magnética. O circuito primário da bobina é atingido por uma corrente elétrica vinda do sistema de alimentação. A variação de corrente faz com que o fluxo magnético da bobina mude também o que induz uma tensão secundária. E essa tensão é a responsável por produzir a centelha das velas de ignição.
Dica importante!
Trocar o jogo de cabo ou de vela é muito mais barato que trocar a bobina. Por isso, opte por fazer as manutenções preventivas e evite gastos exagerados no futuro.
Quando trocar a bobina?
Em bom estado, a bobina costuma durar mais de 200 mil quilômetros. Mas as condições de uso podem reduzir, e muito, esse valor. Fazer manutenção periódica ajuda a manter a peça em ordem.
É importante verificar as velas, os cabos de vela e o alternador também. Isso porque a saúde da bobina depende de como a carga que ela emite está chegando nas velas e como elas geram a centelha a partir de então. Se a vela está desgastada, a folga entre os eletrodos é aumentada o que faz com que a bobina tenha que trabalhar mais que ocorra a faísca.
Se o cabo está ruim e aumenta a resistência, por consequência, a carga não passa como deveria e falta energia para a vela produzir a centelha. Se a resistência diminui, a carga passa com facilidade demais e danifica a vela.