Bico Injetor
Entenda sua função e como evitar problemas
A válvula injetora de combustível, mais conhecida como bico injetor, é fundamental no sistema de injeção eletrônica para que o carro tenha eficiência tanto em economia, quanto em desempenho.
O bico injetor é responsável por pulverizar o combustível de maneira estequiométrica na câmara de combustão, através de pulsos elétricos. Estes pulsos são comandados pela ECU, mais conhecida como módulo de injeção.
Quando o sistema de injeção começa a ter um mau funcionamento, a tendência é que seja um problema nos bicos injetores.
Esse tipo de problema costuma ser o entupimento do bico injetor. Faz com que ele não pulverize corretamente o combustível, tornando a compressão não eficiente. Com isso perde potência e força o motor a gastar mais combustível através dos outros cilindros.
Como evitar problemas como bico injetor
Primeiro é essencial que o filtro de combustível seja substituído a cada 10.000 km, para evitar que a eficiência do filtro venha a permitir a passagem de impurezas do tanque e do combustível.
É interessante também, caso o veículo seja utilizado com pouca frequência, usar combustível aditivado, pois esse combustível tem maior validade que o combustível comum, além de prevenir que as “gomas” de combustível se formem no veículo, diminuindo as chances de ocorrer obstrução dos bicos injetores.
A validade do combustível
O combustível que utilizamos, seja o álcool ou a gasolina, eles acompanham resíduos devido a transporte e troca de armazenagem.
Além disso, o combustível possui data de validade. Quando o combustível está armazenado nas bombas e reservatórios, ele tem menos contato com oxigênio. Isso faze com que ele demore mais para oxidar. Assim ele tem uma validade de aproximadamente seis meses.
Quando esse mesmo combustível vai para o veículo, o contato com o oxigênio e o calor faz a validade cair drasticamente para uma média de dois meses.
Esse combustível quando passa da validade, ele se torna mais denso, o que faz com que o combustível seja mais difícil de ser pulverizado, podendo causar o entupimento parcial do bico injetor.