Ayrton Senna: 63 anos e a lembrança da icônico GP da Europa em 1993

Sexta-feira, 24/03/2023

63 anos de Ayrton Senna: relembramos sua corrida mais icônica, "A volta dos deuses".

Em comemoração ao aniversário de 63 anos de Ayrton Senna (21/03/1960), trzemos um breve resumo da trajetória de Ayrton Senna na Fórmula 1 e a lembrança de sua corrida mais icônica.

Aos 21 dias de Março de 1960 nasceu Ayrton Senna, um piloto “diferente”. Porque sem ter alcançado os números de outros nomes de peso como Schumacher, Fangio ou o próprio Hamilton, ao longo de sua carreira demonstrou níveis de habilidade e paixão que dificilmente serão igualados no ambiente da mais alta categoria do automobilismo mundial.

É inútil comparar o número de títulos com seus rivais contemporâneos e também com os atuais pilotos, já que a Fórmula 1 é um esporte que varia muito com os tempos. Mas a verdade é que a essência de Senna ia além dos campeonatos conquistados, ele era daqueles pilotos que se "conectava" com o carro de uma forma diferente e por isso tinha a capacidade de saber a aderência certa necessária antes de entrar em uma curva (sobre tudo quando a pista estava molhada).

Ayrton Senna: 63 anos e a lembrança da icônico GP da Europa em 1993 | Auto Center São Cristóvão | Silva Jardim - Casimiro de Abreu

A estréia

Ayrton Senna fez sua estreia na Fórmula 1 com a equipe Toleman em 1984, ganhando rapidamente reconhecimento por sua habilidade em condições de chuva. Durante o Grande Prêmio de Mônaco, o brasileiro surpreendeu o mundo inteiro com suas habilidades. Depois de largar da décima terceira posição e em meio a uma chuva torrencial, ele conseguiu volta após volta para ganhar posições e chegar ao segundo lugar atrás de Alain Prost, que liderava a bordo de sua Mclaren. A corrida teve que ser suspensa devido às condições climáticas, mas muitos afirmam que a Fórmula 1 havia realmente conhecido Ayrton Senna naquele dia.

Ao longo de sua carreira, que seria interrompida por um acidente fatal na curva 7 do emblemático circuito de Imola, Ayrton Senna chegou a 3 campeonatos mundiais (1988, 1990 e 1991), embora com certeza teria conseguido mais alguns. No total, ele venceu 41 Grandes Prêmios e obteve 65 pole position.

A volta dos deuses

O Grande Prêmio da Europa de 1993, ainda é lembrado como uma das corridas mais emocionantes da história da Fórmula 1. Aconteceu no circuito de Donington Park, no Reino Unido, e foi uma demonstração da habilidade, estratégia e velocidade de Ayrton Senna.

Embora tenha largado em quarto lugar, ainda ma primeira volta (A volta dos deuses) ele rapidamente conseguiu mostrar suas proezas na pista. Após uma largada lenta, ele conseguiu ultrapassar o jovem Michael Schumacher e o austríaco Karl Wendlinger em questão de segundos. Depois, em uma manobra incrível, ultrapassou Damon Hill e depois, no hairpin de Melbourne, o brasileiro fez um ataque inesquecível que ficará marcado na retina de todos os torcedores, onde venceu Prost por dentro e conquistou a dianteira no Grande Prêmio.

No final da corrida, cruzou a reta de chegada e viu a bandeira quadriculada com uma vantagem impressionante de mais de um minuto sobre Hill, que estava em segundo lugar. Os demais competidores, incluindo o francês Alain Prost, ficaram uma volta atrás.

Essa primeira volta (em 11 de Abril de 1993) foi considerada a mais perfeita primeira volta da história da Fórmula 1, rendendo uma placa, eternizada no circuito de Donington Park.

O desempenho de Senna naquela corrida foi apenas uma prova de sua habilidade e comprometimento com a Fórmula 1. A lembrança desse feito reforça a afirmativa de que Senna ainda é considerado um dos maiores pilotos da história do esporte.

Quero um orçamento