É necessário aquecer o motor do carro antes de sair?
Antigamente, quando você queria chegar em algum lugar a tempo e tinha um carro, tinha que sair minutos antes porque tinha que esquentar o motor do veículo.
Essa é uma prática que foi passada de geração em geração e muitos ainda se perguntam: "Devemos aquecer o motor de um carro antes de ligá-lo?" Neste artigo, você aprenderá as razões pelas quais não é mais recomendado fazê-lo. Mas antes…
Por quê era necessário esquentar o motor do carro?
Hoje os carros têm sistema de injeção, mas antigamente os motores tinham carburadores.
Devido a isso, ao dar partida no carro, o motor precisava ser aquecido por alguns minutos, pois esse sistema funcionava com um cabo que precisava ser "esticado" para garantir o bom comportamento. Você lembra que era comum o veículo desligar quando estava "frio"? Para evitar isso, essa prática teve que ser realizada para que o motor atingisse sua temperatura ideal.
Além disso, os motores mais antigos usavam um lubrificante de textura mais espessa, por isso demorava muito mais para o fluido lubrificar todas as partes do motor.
Então...
Hoje em dia, não é mais necessário aquecer o motor de um carro antes de sair. Como mencionamos acima, os carros agora usam um sistema de injeção, além de sensores que regulam a temperatura do líquido de arrefecimento ou a pressão do ar.
Este processo é tecnicamente conhecido como "circuito aberto". Nesta etapa, o computador do motor é responsável por coletar dados sobre qualquer aviso específico. Ao final da verificação, o motor passará a funcionar em "circuito fechado". Nesse momento, ele começará a “aquecer” automaticamente.
Na verdade, é recomendável que assim que você ligar o carro você comece a dirigir, pois ele atingirá a temperatura ideal muito mais rápido.
E se está muito frio?
Muitos acreditam que durante o inverno o carro deve ficar aquecendo em marcha lenta. No entanto, também não está correto.
Como os motores possuem sistema de injeção, ele é responsável por compensar o frio bombeando mais gasolina. Assim, o sistema, de passagem, controla o consumo de combustível que você gastaria se deixasse o carro funcionando por alguns minutos.
Isso sim. Ao iniciar o trajeto, seja qual for a circunstância, não aumente a velocidade tão rapidamente. Sua condução deve ser o mais progressiva possível até atingir a temperatura correta do sistema.