7 mandamentos para comprar pneus corretamente
Aprenda a fazer a melhor compra de pneus com esses 7 mandamentos e pilote com segurança. Tudo o que você precisa saber na hora de escolher.
Assim como você escolhe alimentos e produtos que lhe oferecem a melhor qualidade de vida, certifique-se de que na hora de comprar pneus pense no que é melhor para o seu veículo.
Os pneus são um dos componentes mais importantes na segurança e desempenho do veículo.
Para ajudá-lo em uma tarefa tão importante, você pode seguir estes 8 mandamentos e "calçar" seu carro com o melhor produto.
1 - Não comprar pneus em lugares clandestinos
Não compre pneus em locais ilegais por qualquer motivo, escolha sempre sites regulamentados que lhe forneçam conselhos confiáveis ??sobre sua compra.
É necessário solicitar uma fatura que comprove a compra e, portanto, uma garantia do produto.
2 - Não compre pneus usados ou remold
Invista na sua segurança, os pneus devem oferecer 100% de desempenho na hora da compra, caso contrário nossa segurança pode ser afetada. Além dos riscos de dirigir com pneus usados, também afetamos o meio ambiente e as pessoas próximas na estrada.
Lembre-se: o barato sai caro!
3 - Procure marcas premium
Este mandamento é muito importante, verifique marcas com certificações, trajetória no mercado e que te dêem garantia. Exemplo: Bridgestone, Dunlop, Firestone, Goodyear, Pirelli, Continental, Michelin... certifique-se de que o pneu tem o selo do INMETRO e atente-se à garantia de fábrica. Marcas "xing-ling" costumam sequer ter representantes no Brasil e consequentemente não podem garantir a qualidade dos produtos.
Todas as marcas premium possuem um catálogo de pneus mais baratos que NÃO minimizam a qualidade e suporte de seus processos de fabricação. São produtos que recebem menos investimento em publicidade, por exemplo, e por esse motivo tem um custo menos elevado.
4 - Respeite as especificações do manual do seu veículo
As referências de largura, altura e aro devem ser respeitadas, não se deve comprar pneus fora das especificações que seu veículo necessita.
Outra referência que deve ser atendida e levada em consideração é o índice de carga e o código de velocidade, que já indicam os limites de carga e velocidade para os quais os pneus são projetados e sua capacidade de trabalhar de acordo com a especificação do fabricante.
5 - Troque os pneus em pares
O mais aconselhável é trocar os 4 pneus para obter o máximo desempenho do veículo, caso haja mais desgaste em alguns do que em outros troque em pares. Lembre-se que você deve instalar os pneus novos na parte traseira do veículo, isso ajuda a reduzir a possibilidade de derrapagem ou perda de estabilidade em superfícies molhadas. Sempre que trocar um pneu, troque também a válvula.
6 - Não misture tipos diferentes de pneus
Todos os 4 pneus devem ser do mesmo tipo, não misture radial e não radial. Se o seu carro tiver a opção de 2 tipos de pneus, os radiais devem ficar na traseira.
7 - Confira o ano de fabricação
Você encontrará a data de fabricação na lateral do pneu, é um número de 4 dígitos que indica a semana e o ano de fabricação. Peça ajuda do profissional especializado para localizar esse número (ou clique no link logo abaixo, ali te mostramos onde está esse número).
Os pneus são concebidos para 5 anos e a garantia funciona da mesma forma. Verifique esta data para saber quando você deve trocá-los. Mesmo que estejam em bom estado, após 5 anos as chances da borracha ressecar e perder a aderência são grandes.
Clique aqui e leia mais sobre o prazo de validade dos pneus
Necessita de uma ajuda com os pneus do seu carro? Fale conosco! Oferecemos serviços automotivos com segurança e qualidade. Estamos em 3 localidades: Casimiro de Abreu, Silva Jardim e Araruama